Skip to content
Esta imagem descreve um homem fora de casa, que está a acenar para um ciclista que está a passar, enquanto limpa uma janela de mosaico azul.

Limpeza urbana: Como manter o seu bairro limpo

Cif acredita que casas e lugares bonitos deixam-nos mais felizes. Aqui estão algumas dicas para que possa, em conjunto com os seus vizinhos, sentir orgulho de viver no seu bairro e apreciar o quão bonito ele é.

A limpeza faz toda a diferença! Se está a pensar em organizar um dia de limpeza da rua em comunidade, temos alguns conselhos para si. Ao garantir que o seu bairro está limpo e brilhante pode, em conjunto com os seus vizinhos, aproveitá-lo ao máximo.

Como organizar um projeto de limpeza urbana!

Num projeto de limpeza urbana, a importância do envolvimento da comunidade é crucial. Por que não convidar alguns vizinhos para um café e discutir como podem transformar o vosso bairro num local iluminado, acolhedor e limpo?

Aqui estão algumas ideias para organizar um dia de limpeza da rua em comunidade:

  • Escolha o dia e a hora certos – coordene os calendários da comunidade e evite sobreposições com outros eventos.
  • Elabore um plano. Peça aos seus vizinhos um consenso sobre que áreas deverão ser limpas. Se houver uma área específica, como uma passagem subterrânea ou um caminho sujo que cause problemas à comunidade, comece por aí. Pode começar aos poucos, com um parque ou uma rua.
  • Pense no que vai precisar - sacos de lixo, luvas, produtos de limpeza entre outros.
  • Passe a palavra! Pode colocar panfletos nas caixas do correio, criar um evento nas redes sociais ou até mesmo colocar um anúncio num jornal local. Pode criar um e-mail dedicado ao tema ou uma página nas redes sociais para garantir que as pessoas sabem com quem entrar em contato em caso de dúvidas.
  • Coordene com os seus vizinhos a disponibilidade e utensílios que cada um pode levar, para fazer um planeamento mais eficiente do dia.

Pode mesmo organizar um dia de limpeza do bairro, onde podem realizar várias tarefas em conjunto numa manhã ou numa tarde. Um esforço conjunto vai contribuir para uma comunidade mais unida e consciente e para um bairro mais limpo!

Projeto limpeza urbana

Agora que sabe como organizar um movimento de limpeza, pense no que mais podem fazer para restaurar a beleza do bairro.

  1. Mesmo num projeto de limpeza urbana pequeno, quando os resultados forem visíveis, irão estimular projetos futuros. Podem começar com projetos simples, como limpar de canteiros de rua ou remover autocolantes de postes.
  2. Outras pessoas vão-se sentir inspiradas pelos resultados e aprender a dar valor a um ambiente mais agradável ao seu redor. É provável que queiram até participar. Por isso, organize alguns projetos de tamanho médio, como limpeza de jardins. Podem remover lixo, restaurar sebes, cortar a relva e até plantar flores.
  3. Projetos de maior escala também são possíveis, como remover graffiti das paredes.
  4. Grandes projetos de limpeza em comunidade exigem equipamentos como ancinhos, sacos de lixo e luvas. Peça às pessoas para trazerem as suas ou peça apoio à sua Junta de Freguesia para remover o lixo e limpar as calçadas e áreas públicas.

Reúna-se com a sua comunidade e juntos digam “Cuida da limpeza das ruas!” Com divulgação e trabalho podem recuperar a beleza do vosso bairro num abrir e fechar de olhos.

Lembre-se: antes de usar qualquer produto, leia atentamente as instruções e avisos no rótulo. Antes de começar, teste sempre qualquer produto numa área pequena e discreta.